Um grave problema, responsável por inúmeras mortes, é o Infarto Agudo do Miocárdio, que consiste na morte do tecido muscular cardíaco. Existem alguns sinais de alerta para que possamos saber se estamos com um risco elevado de sofrer um infarto. Nesse post vou apresentar quatro sinais:
Um dos sinais é a obesidade. Quando a pessoa apresenta um tamanho acima do normal, logicamente o coração terá que trabalhar acima do normal também, não demorando muito para a pessoa entrar em insuficiência cardíaca. Se você está com excesso de peso ou já está obeso, comece a emagrecer já, comendo menos e praticando algum exercício físico regularmente.
O diabetes também é um inimigo do coração. A característica do diabético é apresentar níveis glicêmicos acima de 125 mg% no sangue quando está em jejum. O diabetes vem em decorrência da obesidade em cerca de 80% dos casos, porque a gordura impede a ação normal da insulina acarretando na exaustão do pâncreas.
Quem tem pressão alta, ou seja, acima de 120 x 80, terá um risco três vezes maior de ter problemas de ataques cardíacos, comparado com os que têm pressão normal. Os principais fatores responsáveis pela pressão alta, são o excesso de consumo do sal, excesso de peso e ingestão de bebidas alcoólicas.
O colesterol é extremamente necessário ao nosso organismo, mas seus valores ideais estão na faixa de 150 mg% de colesterol no sangue. Para manter esse valor, basta apenas a produção natural de colesterol do fígado humano. Por isso é preciso evitar os níveis altos de colesterol evitando a ingestão de alimentos que tenham colesterol pronto, como carnes, queijo, leite integral e outros. A gordura saturada também aumenta os níveis de colesterol, pois aumenta a produção de colesterol pelo fígado; então também é importante reduzir a ingestão de alimentos que contenham gordura saturada, mesmo que sejam de origem vegetal, como algumas margarinas, por exemplo.




