
O título acima é bem chamativo, entretanto, mesmo com o aumento da expectativa de vida, que acontece juntamente com o avanço da ciência, que cada vez descobre mais formas de tratamento e medicamentos mais eficazes para a cura das mais diversas doenças, ainda é muito difícil encontrar alguém com mais de 100 anos e saudável. Seria pura sorte alcançar tal idade? Ou existe uma fórmula para isso? A revista
National Geographic Brasil, de novembro de 2005, trouxe uma reportagem que citava alguns lugares do planeta onde é muito fácil encontrar centenários, como na Sardenha (Itália), ilhas Okinawa (Japão) e uma comunidade adventista de Loma Linda (Califórnia, EUA). Nessa última, os habitantes vivem de 4 a 10 anos mais do que o californiano típico. A revista mencionou alguns hábitos saudáveis dessa comunidade e pude perceber que eles aplicavam em sua vida diária os métodos naturais para manter uma vida saudável. Para inaugurar então, a parte sobre saúde do Blogspotando, resolvi apresentar os 8 remédios naturais para uma vida muito

mais saudável. Aqui na parte 1, apresentarei 4:
Respirar ar puro é fundamental. Nos centros urbanos o ar chega a conter até 8,5 milhões de partículas de poeira por metro cúbico, além de gases tóxicos. O ar poluído, além de causar inúmeras doenças respiratórias, está intimamente ligado ao desenvolvimento de problemas cardiovasculares e câncer, além de diminuir a resistência a infecções.

O banho de sol ativa a vitamina D para que ela possa desempenhar sua função na regulação do cálcio nos ossos e no sangue, prevenindo o raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Além disso o banho de sol também é indicado para problemas de psoríase, deformações da coluna, depressão, tuberculose, função insuficiente dos testículos ou ovários, entre muitos outros. É importante lembrar que o banho de sol NÃO é indicado entre as 11 horas e 15 horas.
Cataplasmas de argila são largamente utilizados nos tratamentos de diabete, obesidade, queimaduras, estresse, prisão de ventre e muitos outros problemas. A argila também pode ser ingerida, diluída em água, para problemas de gastrite, vômitos e diarréias, oxiúros e amigdalite, por exemplo. Muitas vezes, antes de recorrer para os remédios artificiais que sempre trazem seus efeitos colaterais, seria bem melhor utilizar-se de métodos naturais, que não destroem uma parte do organismo para curar outra.

Realizar caminhadas de pelo menos 45 minutos, no mínimo 3 vezes por semana. O exercício físico, dentre seus inúmeros benefícios, protege contra a arteriosclerose, regula a pressão alta e baixa, diminui o colesterol, diminui as varizes e diminui a obesidade.
Podemos ver que esses remédios são coisas simples, mas com alto poder na prevenção e até mesmo tratamento de problemas de saúde, e com certeza, o segredo da longevidade. Não deixe de conferir, em breve, a segunda parte com os outros 4 remédios naturais.